Central de Atendimento:
0800 600 2439
LIGAÇÃO GRATUITA!
Fones:
(62) 3945-2439
(62) 3922-0485

 

 

 

Psicologia UP

Doutorado em Psicologia  

 

Este Doutorado, operacionalizado pelo Instituto IUNES, é realizado por meio de convênio com a Universidad de Palermo – UP, sediada em Buenos Aires, ARG.

 

 Turmas Novas:

 

Janeiro de 2019

 

 

Fundamentos

 

A Psicologia é um campo disciplinar com múltiplas aplicações e diversidade de programas de investigação. Esta complexidade de campos de conhecimento e cultura científica obriga os profissionais e acadêmicos a consolidar sua formação como investigadores para o desenvolvimento de sua carreira, tanto no campo profissional como no Universitário.

Contudo, para aqueles que desenvolvem uma carreira acadêmica, o título de Doutor é um requisito tendencialmente obrigatório para o desempenho de funções acadêmicas nas Universidades, outorgando um ponto decisivo nos concursos para a cobertura de cargos de docentes-investigadores.

Para aqueles que desempenham, exclusivamente, o campo profissional. O título de Doutor em Psicologia outorga ponto crucial de destaque no mercado de trabalho e, também, perante todos os colégios de Psicologia do país.

 

Objetivos

 

O programa de doutorado em psicologia na Universidade de Palermo visa proporcionar graduados do ensino superior, habilidades e treinamento em pesquisa, aprofundando a formação teórica e aplicada de estudantes de doutorado, proporcionando avançar o estado do conhecimento relevantes para a sua disciplina um quadro de excelência acadêmica nos diversos campos da Psicologia.


 

Programa

 

É concebido o desenvolvimento curricular através de um plano acadêmico que visa capacitar o aluno para um lado actualizar os seus conhecimentos na disciplina de campo e ao mesmo tempo adquirir habilidades de pesquisa para a realização de pesquisa de tese.


Deste modo, promove-se um perfil de excelência graduado, com formação em psicologia alinhada com linhas de pesquisa internacionais, e com ferramentas empíricas endossadas pela comunidade internacional para responder às questões colocadas pelo campo disciplinar.


Dentro de cada seminário e workshop, há atividades de aprendizado que combinam a exposição do professor com tarefas individuais e em grupo que exigem participação ativa do aluno. Essas tarefas visam aumentar a motivação, o comprometimento e promover a capacidade de reflexão e trabalho autônomo do aluno.


A Força do Doutorado: Treinamento para Pesquisa e Tese


A sequência de aprendizagem é planejado para que, enquanto estudantes de doutorado adquirir conhecimento sobre os desenvolvimentos teóricos e empíricos sobre a disciplina campo (eletivas) pode, ao mesmo tempo, aumentando o domínio sobre o conhecimento metodológico que lhe permitirá desenvolver a sua tese de investigação Forma adequada (metodologia de pesquisa, redação de textos acadêmicos, oficinas de teses distribuídas desde o início do doutorado em cada período acadêmico e oficinas de integração).

Um ambiente dedicado ao ensino e pesquisa.

O curso é formado por uma carga horária de 500 horas de seminários e mais 300 horas de Oficina de Tese, que são distribuídas em 4 módulos quinzenais ministrados semestralmente (Janeiro e Julho). Estes, devem ser concluídos em 2 anos.

 

Público Alvo

 

Destina-se a profissionais com título de graduação em Psicologia, com pelo menos 4 anos de duração.

 

Poderam ingressar, também, aqueles que tenham título de graduação ou pós-graduação, que dada a sua amplitude disciplinar, contenha como requisito complementário uma sólida formação no campo da Psicologia.

 

Requisitos para Titulação

 

Para obtenção do título de Doutor, o candidato, deverá cumprir, no mínimo,  75% da carga horária total do curso e ser aprovado em todas as disciplinas designadas pelo plano de estudos e, ainda, no prazo de 5 anos, contada a partir da entrada dos módulos obrigatórios, elaborar e defender, perante Banca Examinadora, uma Tese sobre tema pertinente.

 

Titulação

 

Doutor em Psicologia.

 

Temas Abordados

 

O currículo de doutorado é de natureza semiestruturada, compreendendo 12 cursos e seminários, além do desenvolvimento e defesa de uma Tese de Pesquisa:


CURRÍCULO DOS ESTUDOS DE DOUTORAMENTO EM PSICOLOGIA


Seminários obrigatórios:


• Filosofia da Ciência
• Metodologia da Investigação
• Redação de Textos Acadêmicos em Psicologia
Seminários eletivos:
• 9 seminários eletivos para escolher entre os oferecidos em cada ano letivo
Tese:
• O currículo é concluído através do desenvolvimento de uma tese de pesquisa individual para a qual três oficinas e o apoio tutorial de um professor estão incluídos.

Os seminários eletivos:


O aluno de doutorado pode selecionar os 9 seminários eletivos incluídos em seu currículo, entre aqueles oferecidos para esse fim em cada período acadêmico ou então levá-los em outro, a fim de selecionar diferentes seminários. Aqui estão alguns exemplos de tais seminários:
 
• Processos Psicológicos Básicos
• Psicologia Social e Cultural
• Psicologia do Desenvolvimento
• Psicopatologia e Psicoterapias                                                                                                                                                      Avaliação Psicológica
• Tópicos de Psicologia Educacional
• Métodos Experimentais em Psicologia
• Métodos Qualitativos
• Psicologia da Inteligência e competências.
• Psicologia da Internet
• Fundamentos da Psicologia Positiva
• Trabalho, Saúde e Organizações
• Laboratório Estatístico
• Pesquisa sobre Qualidade de Vida
 

O trabalho de pesquisa e a tese


O presente Doutorado distingue-se pela dedicação que é dada para conduzir o trabalho da tese do aluno. A preparação para a Tese inicia-se desde o início do doutorado, através de três Oficinas de Tese que treinam para o trabalho de pesquisa e escrita científica, orientam a seleção do tema e a busca pela bibliografia.
A Tese é um trabalho que deve ser empírico, inédito e deve representar uma contribuição original para a disciplina, no caso a psicologia. Este trabalho deve ser endossado por um diretor de tese (com o grau de doutor) e deve ser defendido em um tribunal oral e público de médicos.
O curso de seminários e workshops ocorre durante 2 anos. O doutorando tem um prazo de 5 anos para a apresentação de sua Tese de Pesquisa contada a partir da entrada

 

Corpo Docente

 

O quadro de docentes pertence à Universidad de Palermo – UP e é composto por profissionais habilitados a ministrar o conteúdo proposto no programa.

 

Coodenação Acadêmica

 

Prof. Dra. Sólia Maria de Castro Lôbo – Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.

 

Processo de Seleção

 

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e encaminhar o currículo completo, para ser análisado pela Banca de Exame Curricular do Instituto IUNES. Faz-se necessário, também, expor as razões do seu interesse no doutorado e informar disponibilidade para eventual entrevista.

 

Matrícula

 

·     Currículum vitae completo;
·     Formulário Acadêmico preenchido;
·     4 fotos 3x4 (recentes e coloridas);
·     2 Fotocópias do cartão ou comprovante de inscrição no CPF;
·     2 Fotocópias da Carteira de Identidade ou Passaporte;
·     2 Fotocópias do Diploma de Graduação, com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·     2 Fotocópias do Histórico Escolar com firma reconhecida do Reitor, Diretor ou qualquer outro responsável que o assina;
·     2 vias do contrato de prestação de serviços devidadmente assinados e  com firma reconhecida do candidato.  

 

 

Investimentos e Dúvidas

 

 

Entrar em contato com o Instituto IUNES.