Finalidade do curso
Valores da Formação



Os valores que norteiam a formação no Mestrado em Saúde Pública são:

• A educação como eixo fundamental para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades e, principalmente, no que diz respeito à construção do futuro.
• Foco nos direitos humanos, considerando a educação e a saúde como um bem público, que materializa o exercício desses direitos sociossanitários das pessoas, famílias e grupos populacionais; através da aprendizagem significativa realizada pelas pessoas.
• A inclusão social como contribuição para a democracia no que diz respeito à educação para a paz e à busca da equidade em saúde, com atenção especial às questões de gênero, populações em risco, comunidades LGBT e contextos críticos.
• Conhecimento como valor estratégico de uma sociedade; pesquisa, inovação e aprendizagem social como seus motores.
• Ensino focado no educando ao longo da vida, em um contexto de profundas transformações culturais, sociais, tecnológicas, produtivas, políticas e econômicas.
• Ciência aberta como democratização do conhecimento em um contexto globalizado.
Metodologia
Os eixos educacionais são desenvolvidos com organização curricular a fim de visualizar a trajetória e concatenação das disciplinas de acordo com as Áreas de Domínio, onde se possa apreciar a importância dada à pesquisa (Tabela 4)
A metodologia de ensino-aprendizagem assenta num conjunto de dispositivos entre os quais se destacam as exposições teóricas, abordagens teórico-práticas, estudos de caso, aprendizagem baseada na resolução de problemas e aprendizagem baseada no desenvolvimento de projetos, organizados tanto em as modalidades grupal e individual e a modalidade aulas invertidas serão utilizadas ao longo dos quatro eixos educacionais. O objetivo fundamental da metodologia é promover uma aprendizagem significativa.
Por se tratar de uma proposta temática baseada em competências, as diferentes unidades curriculares irão assumir, consoante o caso, o desenvolvimento de um conjunto de competências, podendo ponderar a incidência de uma e da outra em cada proposta de forma diferenciada.
Plano de estudos
Corpo docente
O programa do Mestrado em Educação está integrado por um qualificado grupo de profissionais, especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas, que expressam um nível de excelência acadêmica com um alto nível profissional demonstrado pelo exercício ativo de cargos diretivos e pela experiência prática na área das especialidades que caracterizam o programa. O quadro de docentes nacionais se complementa com docentes internacionais.
Processo de seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Coordenação acadêmica
A orientação no Brasil está a cargo da Dra. Sólia Maria de Castro, Doutoranda em Direto Penal (Universidad de Buenos Aires – UBA), Especialista em Direito Penal e Criminologia (UFG), Especialista em Direito Ambiental (Escola Superior do MPGO) e Promotora de Justiça do Estado de Goiás.
Matrícula
• 4 fotos 3×4, atuais;
• Currículo completo e carta expondo o seu interesse de ingresso do mestrado;
• 2 Cópias autenticadas do diploma da graduação;
• 2 Cópias autenticadas do histórico da graduação;
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
• 1 Cópia da Célula de Identidade;
• 1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 Cópia de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);
• 2 Original e/ou cópia do comprovante de residência;
• 3 vias do contrato de prestação de serviços, devidamente preenchidas e assinadas.
Título Outorgado
Mestre em Saúde Pública.
Objetivos
Os objetivos do programa do Mestrado em Saúde Pública são:
Formar mestres altamente qualificados em Saúde Coletiva, com sólida e ampla formação científica e humanística, com foco global; de uma formação universitária de qualidade, assente num modelo que articula o acadêmico com a formação profissional, na pesquisa prospectiva, na formulação e implementação de políticas públicas e na intervenção direta no território por meio de projetos de saúde.
Corpo Docente
O programa do Mestrado em Educação está integrado por um qualificado grupo de profissionais, especialistas reconhecidos em suas respectivas áreas, que expressam um nível de excelência acadêmica com um alto nível profissional demonstrado pelo exercício ativo de cargos diretivos e pela experiência prática na área das especialidades que caracterizam o programa. O quadro de docentes nacionais se complementa com docentes internacionais.
Processo de Seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.
Público Alvo
O Mestrado é destinado a profissionais de qualquer especialidade, cujas necessidades e interesses requerem esta formação. Graduados de carreiras com 2700 horas ou quatro anos de duração ou graduados de carreiras de três anos de duração com 2700 horas.
Requisitos para Ingresso
Para ser admitido no Mestrado o aspirante deve reunir os seguintes requisitos:

Possuir título universitário de graduação com 2700 horas ou com quatro anos de duração. Também poderão participar do processo de inscrição graduados de carreiras de três anos com 2700 horas.
Cumprir as normas e procedimentos acadêmicos específicos do programa.
Modalidade do curso
Modalidade Intensiva

A parte presencial do curso possui a duração de 1 ano e 6 meses, divididos em quatro módulos internacionais realizados de 6 em 6 meses, com a carga horária 100% presencial, nos meses de janeiro e julho. Serão 3 semanas em jan/21, 2 semanas em jul/21, 3 semanas em jan/22 e 2 semanas em jul/22. A viagem para a defesa da dissertação é mais curta, geralmente, 2 ou 3 dias.

Após a conclusão dos módulos, a Universidade concede o prazo de até 2 anos para elaboração e defesa da dissertação da tese final;
Uma das vias da dissertação deverá ser traduzida para o espanhol para entrega a universidade. A defesa poderá ser em português;
As aulas serão ministradas de segunda a sábado em horário integral (com intervalo para o almoço).
Durante a presença do CONTRATANTE em Montevidéu para assistir as aulas da primeira fase, o mesmo será comunicado das datas, horários e local das aulas da etapa seguinte e, assim, sucessivamente até a realização da última etapa de aulas do curso.

O prazo mínimo para a conclusão dos créditos do curso é de 18 (dezoito) meses e o prazo máximo para realizar a defesa da dissertação é de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir do início do curso. A defesa da dissertação somente poderá ocorrer depois de concluir todas as disciplinas do curso.
Próximas turmas
04/01/2021
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