Finalidade do curso
A Gestão Ambiental está hoje na agenda da Sociedade. Governos, empresas, mídia, academia, têm os problemas ambientais como uma de suas preocupações incontornáveis. Particularmente em nossa região, onde os processos de globalização econômica chegaram de forma muito agressiva, com impactos significativos sobre os recursos naturais, ecossistemas e atividades humanas tradicionais. Essa situação complexa e mutável traz desafios para garantir a sustentabilidade ambiental da produção e do consumo. Desafios localizados ao nível dos valores e capacidades técnicas. É assim que surge a necessidade, no mundo e no nosso país, de incorporar a investigação, formação e aconselhamento sobre questões ambientais, nos diferentes níveis de formação profissional.

A gestão ambiental é parte da resposta a ser desenvolvida. E dentro dela, a especialização de profissionais que integrem os principais conhecimentos das ciências naturais, ciências sociais, engenharia ambiental, na perspectiva da gestão, de forma a gerar uma síntese funcional para a tomada de decisões, o mais carente possível de viés disciplinar. Normalmente as soluções bem sucedidas desenhadas pela gestão ambiental não correspondem a uma disciplina, são o resultado do diálogo entre abordagens complementares. Engenharia, ciências da comunicação, urbanismo, ciências naturais, direito, entre outras disciplinas, compõem o corpus teórico e metodológico da Gestão Ambiental, que é, na realidade, uma disciplina de integração e síntese.

Além da formação de especialistas com enfoque acadêmico e profissional, o Mestrado oferece uma estrutura para a formulação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, coordenação de esforços de extensão e vínculos com o setor produtivo. As linhas de pesquisa são coordenadas por especialistas reconhecidos internacionalmente e estão alojadas no Departamento de Pesquisa da UDE.
Metodologia
O Mestrado em Gestão Ambiental é desenvolvido na modalidade presencial intensiva, concentrando as aulas nos meses de janeiro e julho, contando com a Plataforma Virtual de Ensino nos períodos anterior e posterior ao curso presencial. As instâncias de entrega de trabalhos estão disponíveis através da plataforma a partir da qual o aluno pode ser avaliado.

A plataforma também é utilizada como suporte e espaço de preparação prévia ao curso em que são fornecidas leituras pré-acordadas, instâncias de discussão e fóruns onde as preocupações dos alunos são contempladas entre os períodos e os mestrandos são orientados pela equipe docente.
Plano de estudos
Embora existam poucas experiências na região, a construção de um espaço universitário, que integre especialização profissional, pesquisa aplicada e estreitos vínculos com o setor produtivo, constitui um valioso espaço de reflexão, coordenação e cooperação acadêmica.

Dada a complexidade que este campo de estudos adquiriu, tornou-se necessário dividi-lo em dois perfis, o acadêmico em que se aplica um modelo de pesquisa básica e os princípios fundamentais do Meio Ambiente são refletidos em profundidade, e o profissional focado na pesquisa .aplicado, a concepção de projetos e políticas vinculadas ao Meio Ambiente.

Ao completar o plano de estudos para qualquer um dos dois perfis, o mestrando não apenas dominará todos os aspectos ambientais, mas também conhecerá de forma eficiente o contexto social onde desempenhará seu papel tanto para o perfil acadêmico em tarefas de pesquisa, quanto para o perfil profissional em tarefas de assessoria e consultoria e como responsável pelo desenho de programas e políticas públicas para o meio ambiente.

Módulo Básico (comum a ambos os perfis)
• Introdução às questões ambientais
• Ecotoxicologia
• Legislação e políticas ambientais
• Planejamento ambiental do território
• Avaliação de Impacto Ambiental I
• Laboratório de Monitoramento e Análise Ambiental
• Sistemas de Gestão e Certificação Ambiental
• Ecologia da paisagem

Módulo especializado (comum a ambos os perfis)
• Avaliação de Impacto Ambiental II
• Geofísica aplicada a estudos de poluição
• Tecnologias e Engenharia Ambiental
• Gestão Ambiental do Setor Agropecuário
• Aspectos ambientais da matriz energética
• Gestão ambiental de praias e Engenharia Costeira
Processo de seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Email: contato@institutoiunes.com.br
Coordenação acadêmica
A orientação no Brasil está a cargo da Dra. Solia Maria de Castro Lobo – Promotora de Justiça, Doutoranda na UMSA e UBA.

Contato através do email: mestradouruguai@institutoiunes.com.br
Matrícula
• 4 fotos 3×4, atuais;
• Currículo completo e carta expondo o seu interesse de ingresso do mestrado;
• 2 Cópias autenticadas do diploma da graduação;
• 2 Cópias autenticadas do histórico da graduação;
• 1 Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
• 1 Cópia da Célula de Identidade;
• 1 Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
• 1 Cópia de Quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino);
• 2 Original e/ou cópia do comprovante de residência;
• 3 vias do contrato de prestação de serviços, devidamente preenchidas e assinadas.
Título Outorgado
Mestre em Gestão Ambiental
Processo de Seleção
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e anexar o currículo completo para análise, aos cuidados do Dr. Rafhael Fernandes Castro Barbosas, expondo a razão do seu interesse no mestrado e informando disponibilidade para entrevista, que poderá ser dispensada, excepcionalmente, à vista da documentação apresentada.

Email: contato@institutoiunes.com.br
Requisitos para Ingresso
Para ser admitido no Mestrado o aspirante deve reunir os seguintes requisitos:

Possuir título universitário de graduação com 2700 horas ou com quatro anos de duração. Também poderão participar do processo de inscrição graduados de carreiras de três anos com 2700 horas.

Cumprir as normas e procedimentos acadêmicos específicos do programa.
Investimento e Dúvidas
Consultar o IUNES
Modalidade do curso
Modalidade Intensiva

A parte presencial do curso possui a duração de 1 ano e 6 meses, divididos em quatro módulos internacionais realizados de 6 em 6 meses, com a carga horária 100% presencial, nos meses de janeiro e julho.

Após a conclusão dos módulos, a Universidade concede o prazo de até 2 anos para elaboração e defesa da dissertação da tese final;

Uma das vias da dissertação deverá ser traduzida para o espanhol para entrega a universidade. A defesa poderá ser em português;

As aulas serão ministradas de segunda a sábado em horário integral (com intervalo para o almoço).

Durante a presença do CONTRATANTE em Montevidéu para assistir as aulas da primeira fase, o mesmo será comunicado das datas, horários e local das aulas da etapa seguinte e, assim, sucessivamente até a realização da última etapa de aulas do curso.

O prazo mínimo para a conclusão dos créditos do curso é de 18 (dezoito) meses e o prazo máximo para realizar a defesa da dissertação é de 48 (quarenta e oito) meses, contados a partir do início do curso. A defesa da dissertação somente poderá ocorrer depois de concluir todas as disciplinas do curso.
Montevideo, Uruguai
Próximas turmas
Julho/2022
Aulas:
A parte presencial do curso possui a duração de 1 ano e 6 meses, divididos em quatro módulos internacionais realizados de 6 em 6 meses, com a carga horária 100% presencial, nos meses de janeiro e julho.
Ficou interessado em fazer Mestrado e Doutorado na Argentina ou no Uruguai?
Fale agora com nossa equipe.
Vamos tirar todas as suas dúvidas.